Atividade Física X Depressão

Atividade Física X Depressão

É do conhecimento da maioria das pessoas que atividade física é boa para saúde fortalece os músculos aumenta a resistência melhora a pele cabelos unhas e a (musculação é a mãe de todos os esportes (assunto para a próxima vez). O que se fala pouco é que a Atividade Física é um ótimo recurso contra a Depressão, Ansiedade e Síndrome do Pânico. A depressão é um distúrbio mental decorrente de um conflito interno e de alteração bioquímica que pode ser provocado por motivos psíquicos, orgânicos e sociais,
Quando praticamos atividade física com a intensidade correta Liberamos dentre outros Serotonina e Endorfina Neurotransmissores que nos dão sensação de prazer e bem estar.
Agora não basta dar aquela corrida de fim de semana que na verdade pode se tornar perigosa, pois a pessoa passa a semana toda na inercia e no fim de semana bombardeia o corpo e o organismo com atividades que aceleram o coração como não acontece nenhum outro dia da semana. E muitas pessoas já sofreram com isso e outras até chagaram a óbito. Acelerar seu corpo repentinamente uma vez por semana pode ser um verdadeiro tiro no pé. Como aquele cara que joga um futebol uma vez por semana, ele não prepara o corpo e acaba dando uma carga de impactos nos músculos e também no coração aumentando o risco de estiramento muscular e infarto do miocárdio levando até o individuo à morte súbita
O ideal é praticar atividade física pelo menos três vezes por semana em um período de 30 min.  E com a intensidade adequada para cada caso, ai esta a importância de um profissional de Educação Física credenciado para te orientar. È importante que a pessoa que se encontra com este diagnostico procure um medico e também um terapeuta para tratar a doença. A atividade física se torna uma potente aliada no tratamento ou na prevenção da Depressão. Tive vários relatos de clientes ao longos dos anos me dizendo que já estavam se sentindo fracas desanimadas da vida e que resolveram por um insight praticar musculação sobre nossa orientação   e que disseram que em seguida já sentiram mais animadas Felizes com mais energia para trabalhar alguns voltaram a estudar outros a fazer especializações ou começaram a dar mais atenção a família e à profissão e perceberam que voltaram a ter prazer com o cotidiano. Estas pessoas não estavam com depressão, mas estavam como elas mesmas disseram desanimadas sem energia e sem forças para progredir na vida ou mesmo curtir a família e após começarem a cuidar da saúde praticando atividade física tudo mudou tudo se renovou. Talvez estas pela atitude de começar a se cuidar evitaram o quadro desagradável da depressão ou simplesmente começaram a ver a vida com uma perspectiva mais positiva.
E também relatos de pessoas com quadro Depressivo já usando remédios dizerem que ao começar a praticar atividade física suas energias voltaram o animo melhorou e se tornou um grande aliado no tratamento. Além da sociabilização que se faz dentro de uma academia. É importante a pratica de atividade física pelo menos 3x por semana Pesquisas afirmam que esses neurotransmissores tem sua liberação logo após a atividade física durando com picos até  até 72 horas após a atividade diminuindo este pico gradativamente. Por isso é importante treinar também na sexta feira, pois assim serão 48hrs de descanso até a segunda feira aproveitando assim a liberação destes neurotransmissores.
É muito importante lembrar que a atividade física esta além da estética. Para se ter uma vida mais saudável  procure uma academia com profissionais credenciados e tenha uma vida mais intensa, feliz e livre da Depressão.


Ricardo R. França Cref 6262

 


Referencias:

KURITZA, Adriane Martinez ; GONÇALVES, Andréa Kruguer. Atividade física orientada para pacientes depressivos: lançando um novo olhar sobre o corpo. Boletim da Saúde, 2003
CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicoterapias: abordagens atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008

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