O quarteto da felicidade, do sucesso e da libido

O quarteto da felicidade, do sucesso e da libido

 

ATIVIDADE FISICA & NEURO-HORMONAIS

Já é do conhecimento da maioria que atividade física  eleva a energia força resistência, melhora a estética tonificando e modelando seus músculos, melhora pele cabelos unhas e retardam o envelhecimento. E os benefícios não param ai! O que não se fala muito são das vantagens diretamente relacionados ao sistema Endócrino (Hormonal) são produzidos por varias partes do corpo como Fígado pele, cérebro que são responsáveis pelo bom funcionamento de nosso organismo.

O equilíbrio desses hormônios melhora nossa saúde a resistência física, taxa metabólica basal e nosso estado emocional.

A atividade física melhora o controle da produção hormonal dependendo da intensidade dos treinos se observa alterações no sistema endócrino. Quem pratica atividade física com boa orientação retardam a diminuição hormonal com o avanço da idade (Menopausa e Andropausa). Lembre se antes de começar atividades físicas procure um profissional Credenciado Pelo Cref. Conselho Regional de Educação Física para orienta-lo, bem como academias credenciadas.

E Todos esses Neuro-hormonais são liberados de maneira mais intensa com atividade física! Os 4 primeiros conhecidos como Quarteto da Felicidade Dopamina, Serotonina, ocitocina, Endorfinas, Dopamina

 

Dopamina 

A Dopamina é um neurotransmissor liberado pelo cérebro que desempenha um número de papéis nos seres humanos e nos outros animais. O primeiro papel da Dopamina é sensação de prazer e bem estar, responsável por movimentos voluntários. Estudos apontam que este neurotransmissor está diretamente relacionado com a capacidade de memorização. A falta de Dopamina pode provocar no futuro Mal de Parkinson. A Dopamina tem  funções fantásticas  como: nos motiva a ir em direção as nossas metas, desejos  e necessidades aumenta nossa concentração no trabalho e nos estudos. Muitas pessoas de sucesso praticam atividade física em busca deste Neuro-hormonal. Seus benefícios são inúmeros como:

Aumenta a concentração, nos momentos difíceis te ajuda a manter o equilíbrio mental, melhora a memoria o sono, aumenta a motivação, também melhora libido e aumenta sua atitude para fazer o que precisa ser feito evitando a procrastinação.


Serotonina 

Flui quando você se sente importante. Solidão e depressão surgem  quando a serotonina está ausente. Barry Jacobs Neurocientista diz que antidepressivos se concentram na liberação de Serotonina.

Lembrar se das ultimas conquistas significativas permite ao cérebro reviver a experiência e como para nosso inconsciente tudo é real sentimos as mesmas felicidade novamente. É uma maneira de se auto motivar. E literalmente liberamos de maneira mais intensa através da atividade física. Regula o humor o sono, regula o apetite, ritmo cardíaco, desejo sexual, melhora o aprendizado, também melhora concentração, temperatura corporal movimentos e funções intelectuais.

 

A ocitocina

A ocitocina cria intimidade, confiança e constrói relacionamentos saudáveis. É liberada por homens e mulheres durante o orgasmo, e pelas mães durante o parto e amamentação. Animais irão rejeitar sua prole se a liberação de ocitocina for bloqueada. A oxitocina aumenta a fidelidade. O cultivo de ocitocina é essencial para a criação de laços fortes e melhores interações sociais. Quando alguém recebe um presente, os seus níveis de oxitocina sobem. Você pode fortificar as relações pessoais através de um presente de aniversário.

Muitas vezes referida como o hormônio do carinho, uma maneira simples de manter a oxitocina fluindo é dar um abraço em alguém. Dr. Paul Zak explica que toque interpessoal, não apenas aumenta a ocitocina, mas reduz o estresse cardiovascular e melhora o sistema imunológico. Ao invés de apenas um aperto de mão, corra para o abraço. Dr. Zak recomenda oito abraços por dia.
Fundamental para atividades reprodutoras femininas desempenha um importante processo reprodutivo. Relacionado com orgasmo tanto masculino quanto feminino. Pesquisadores apontam que é provável que tenha uma ligação entre contrações musculares e os desejos sexual/orgasmo.
Um estudo recente realizado pela Universidade da Califórnia aponta que a ocitocina poderá ser usada para reparar músculos envelhecidos. A liberação da ocitocina também protegem contra o estresse, depressão, infecções e gripe.

Endorfinas

As endorfinas são liberadas em resposta à dor e stress, e ajudam a aliviar a ansiedade e depressão. Semelhante à morfina, a endorfina age como um analgésico e sedativo, diminuindo a nossa percepção da dor.

Junto com o exercício regular, o riso é uma das maneiras mais fáceis de induzir a liberação de endorfina. Mesmo a antecipação e expectativa de riso, por exemplo, assistir a um show de comédia, aumenta os níveis de endorfinas. Manter o seu senso de humor no trabalho, encaminhando e-mails engraçados, e encontrando várias coisas para rir durante o dia é uma ótima maneira de manter o médico longe. O processo de produção da Endorfina acontece durante a após atividade física. Muitas pessoas mesmo as que não gostam da atividade física acabam praticando justamente pela sensação de bem estar provocada pela endorfina, estudos mostram que muitas pessoas têm o efeito deste neuro hormonal até 72hrs após a atividade física.

Comentários (0)

Postar Comentário